terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Tributo à Radio Cidade




Rede Cidade

Confira a playlist para matar a saudade dos bons tempos da Cidade
1. Undercover - Waiting for a girl like you
2. Engenheiros do Hawaii - A montanha (Acústico MTV)
3. Pet Shop Boys - Left to my own devices
4. Vange Leonel - Noite preta
5. C+C Music Factory - Pride (In the name of love)
6. Tina Turner - Typical male
7. Rednex - Wish you were here
8. Nenhum de Nós - Ao meu redor (Acústico)
9. The Outhere Brothers - Boom boom boom
10. Legião Urbana - Vamos fazer um filme
11. MC Sar & The Real McCoy - It's only you
12. Boy George - The crying games


A Rede Cidade FM foi uma rede de estações de rádio brasileiras nos anos 80, liderada pela Cidade FM (102,9 MHz) do Rio de Janeiro, e seguida por emissoras "gêmeas" do Brasil inteiro.

História

A Rádio Cidade FM foi uma das pioneiras na formação de rede de rádios via satélite, antecedendo a Jovem Pan, Mix etc. Desde os anos 80, a Rádio Transamérica já tinha idéia de fazer uma rede de rádios. Em outubro de 1990, a rádio Transamérica do Rio de Janeiro passou a transmitir shows e alguns programas via satélite. Tais transmissões posteriormente passaram para sua matriz em São Paulo. A Rede Cidade surgiu em 1982, integrando a Cidade POA 92,1 e a Cidade SP 96,9, as primeiras emissoras afiliadas da rede. A rádio era coordenada por Alexandre Howoruski.
A rede era de operada pelo Sistema Jornal do Brasil, que tinha no Rio, além da Cidade FM, as rádios Jornal do Brasil AM 940 KHz (atual Rádio Brasil, do Sistema LBV - Legião da Boa Vontade), Jornal do Brasil FM 99,7 MHz (ainda em operação, com o nome JB FM) e FM 105, 105,1 MHz (atualmente 105,1 FM da Rede Aleluia).
Seu público alvo era jovem, tocando predominantemente pop/rock, inovando no estilo descontraído de seus locutores. Seus principais programas eram Amnésia, Saudade Cidade, Cidade dá de 10, Só Se For Dance etc. As vinhetas também eram o diferencial da rádio. Foram produzidas nos Estados Unidos e até hoje tocam em algumas emissoras.
Nos anos 90 a rede foi desfeita e suas afiliadas passaram a atuar de forma independente. Algumas mudaram de nome e de programação, como a de Salvador, 101,3 (hoje Metrópole FM, retransmissora da Rádio Metrópole) e a de João Pessoa, 101,7 (hoje Paraíba FM, com programação musical e jornalística). Algumas delas optaram por outras redes, como a de Fortaleza, 95,5 (hoje Mix FM Fortaleza). Algumas mantém até hoje o mesmo nome como a Cidade Porto Alegre, 92,1 (que se aproxima do perfil da emissora paulista pós-rede), a Cidade Juiz de Fora, 100,1 (a que mais se aproxima da programação da Rede até hoje), a Rádio Cidade de Cuiabá que recentemente optou por uma programação mais popular, a Rádio Cidade (Manaus) em Manaus e a Cidade Natal, 94,3 (que alterou o slogan pra Rádio Classe A da Cidade por mudar seu público alvo, outrora um público jovem, hoje adulto).
Em Manaus, a emissora ainda se utiliza das vinhetas da época da Rede Cidade durante toda a sua programação, o que se tornou sua marca registrada. Provavelmente, das emissoras atuais, é a que mais se assemelha ao que era a programação da Rede Cidade, com exceção do estilo musical, que é pautado na música brasileira.

Cidade FM SP

A Rádio Cidade de São Paulo, por problemas judiciais, teve de abandonar o nome "Cidade" e mudou para Rádio Sucesso em 2001. Eram da Rádio Cidade paulista os programas "Vale a Pena Ouvir de Novo" e "Love Songs". Em 2005, virou a BandNews FM

Cidade FM Rio

Anos após a dissolução da Rede, a Cidade FM Rio se une a 89, A Rádio Rock FM e muda seu perfil de rádio jovem para rádio voltada ao rock'n'roll. Com mais outras emissoras, foi formada a Rede Rádio Rock, onde cada afiliada inseria programação independente, entrando em rede com a 89 (ou esporadicamente com a Cidade) durante a madrugada. Foi responsável pela transmissão ao vivo via rádio de shows de rock e claro, do Rock in Rio 3, em 2001.
Esta rede foi dissolvida em 2005, quando a 89 FM virou uma emissora de rádio jovem, em uma microrrede com a 89 FM de Campinas e a 103 FM de Sorocaba, ambas fechadas. Outras emisoras da Rede Rádio Rock, ou foram dissolvidas seja na administração ou no segmento, ou seguem com a programação rock de forma independente, como o que aconteceu com a Cidade.
Mas em 6 de Março de 2006, a emissora foi substituída pela Oi FM, devido a prejuízos financeiros e publicitários do Grupo JB, tornando-se assim a quarta filial de uma rede de estações de rádio adulto-contemporâneas, constituída pela maior operadora de telefonia fixa e móvel do país, a Oi (ex-Telemar). A Cidade mantém sua programação via web, através da Cidade Web Rock, ainda mantida pelo mesmo Grupo JB.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário